SANGUESSUGA


A onda que ninguém viu, durante muitos anos; ou melhor, ver até se via, a malta pensava que não dava para surfar.
Na foto o Canadico, amandou-se bem. Para quem conhece sanguessuga, este dia estava grande. Atenção, há que lembrar que temos apenas uns escassos centímetros de água.
Fiz uns belos tubos em drop-knee, " muito dificil de surfar ".

2 comments:

HEM said...

… essa onda estava mesmo à espera de ser descoberta. Inúmeras vezes que piquei o Ferro para ir lá - ele, céptico, dizia que não dava.

Mas o inevitável acabou por acontecer e aquilo foi surfado, passando imediatamente a constar como um spot obrigatório de ondulação pequena.

Nessa altura, lembro-me de andarmos a discutir que nome é que lhe havíamos de atribuir, até que surgiu “Sanguessuga”; que encaixa que nem uma luva àquele tipo de onda (sendo uma onda imperdoável para qualquer tipo de erro e cujo fundo está recheado de mexilhão cortante).

Nani said...

É mesmo isso... lembro-me nos finais dos anos 80, quando surfava mais com o Mocho e o Mijas, que quando ia para Pedra Branca e olhava sempre para uma onda com um tubinho perfeito. A onda era sempre perfeita, apesar de ser curta e pequena, depois analisava a profundidade e lá dizia: NAH!!!
Mas mais tarde as coisas viriam a mudar... Não fui o primeiro a surfar lá, creio que foi o Ferro, O Henrique e acho que o meu irmão, não me recordo.
Mas muitos tubos se fizeram por lá... Ahhh, a onda era 100% SpeakLeash, ou seja, só lá entrava pessoal aprovado por nós e fazíamos questão disso.
Uma coisa engraçada, num briefing para um campeonato qualquer 8talvez uma etapa de um interclubes ou nacional), ouve pessoal da Figueira da Foz (com quem eu me dava), que me disse que havia alta onda ao lado da Pedra Branca, uma tal de Sanguessuga, muito tubular, educadamente agradeci e que iria ver isso.