Avalanche na Serra da Estrela (21-01-2006)

Pois é, esta foi a minha estreia numa prova de bicicleta (DH). Consistia num circuito de 700 metros de desnível, com cerca de 9 km´s sempre a descer, com estradões de pedra solta/lascada, singletracks, drops, mini road gap, etc.

Estavam inscritos cerca de 180 pessoas, que deveriam partir ao mesmo tempo, ao estilo "Le Mans", ou seja, foi uma autêntica confusão (tudo à molhada).





Depois, passou-se para o estradão, em que se seguia em pelotão, com bikers colados uns aos outros e onde o piso era muito traiçoeiro (pois a pedra lascada não causava a melhor aderência). A certa altura, os meus travões deixaram de funcionar (pois aqueceram muito), o que levou a que tivesse que parar para eles esfriarem.





Na segunda parte do percurso (zona de singletracks), apesar de ser a mais engraçada e mais difícil a nível técnico, acabou por ser a mais chata, pois facilmente havia engarrafamentos que paravam o teu ritmo por não haver espaço para ultrapassagens.

O mais curtido foram as descidas dos treinos, em que não havia molhadas e, assim, ias completamente ao teu ritmo. No entanto, deu para ver que neste tipo de descidas mais longas é preciso ter bracinhos - houve várias vezes que tive que parar para descansar os braços e no final do circuito a minha sensibilidade de braços era igual a zero.



Em conclusão, gostei muito do circuito, mas é melhor ir até lá com os amigos para o fazer à vontade. Em relação à prova propriamente dita, apesar de alguns receios iniciais foi um bom. Confesso que estava com algum receio da confusão da partida, mas como correu tudo bem, acabei por gostar, para além disso, estar a descer em pelotão a grande velocidade na montanha é uma experiência interessante e intensa.

No comments: