Pirinéus 02-10-II-2008

O início desta temporada de neve foi bem melhor do que no ano passado. As estâncias já tinham alguma camada de neve e logo no primeiro dia nevou abundantemente, ao ponto de termos que deixarmos o autocarro e irmos a pé para a estância, pois a estrada estava muito perigosa e escorregadia.

Fomos novamente para a região da
Cerdanya. Cada dia ia para uma estância diferente, sendo que maior parte delas eram mesmo muito pequenas mas muito giras e com bastantes árvores. A lista das estâncias foi esta:
-
Font Romeu;
-
Formigueres;
-
Les Angles;
-
Porte Puymorens;
-
Masella.

O melhor dia, para mim, foi o segundo, pois já tinha deixado de nevar e a visibilidade era ideal (estava Sol). Apesar de inicialmente pensar que a estância não valia nada, por ser minúscula, reparei que por entre as pistas dava para fazer fora de pista (onde haviam neve virgem, vertentes sinuosas e muitos pinheiros).
Resultado: acabei por não fazer nenhuma pista integralmente, tendo somente feito os foras de pista (foi realmente muito bom, parecia que estava a fazer btt por entre os pinheiros). A parte mais chata foi de, a certa altura, acabei por ter saído da estância (pensei – erradamente - que havia uma pista mais abaixo, e assim faria a ligação); o que me obrigou a ter que subir a vertente a pé, com neve virgem até à coxa, sendo impossível de dar passos mais largos que 10 centímetros. Foi mesmo uma canseira, pois é muito duro andar a pé e a subir nestas condições.

Em conclusão, nesse dia foi um dia memorável, com condições perfeitas (só foi pena ter andado quase sempre sozinho, pois é muito aconselhável andar acompanhado, principalmente nos foras de pista).

Nos restantes dias, como já não nevou e a neve começava a ficar em papa, devido ao calor, aproveitei para fazer umas pistas mais rápidas com o pessoal do ski e treinar algum Freestyle nos Snowparks (especialmente em Les Angles, que tinha um half-pipe e uma pirâmide muito porreiras).


Para terminar, deixo aqui uma pequena provocação, em resposta às inúmera picardias dos skiers em relação aos snowboarders (semelhante ao que acontece com o surf e bodyboard).



1 comment:

Nani said...

Oui ou Non... eis a questão.
Porque quer numa ou noutra, o esquiador parece-me sem safa.
Aparentemente para o esquiador a posição é irrelevante o que parece estrovar é a mochila atrás.
Francesisses... efim...