Uma medalha... uma História

Encontrei no outro dia a minha primeira (e única) medalha ganha no bodyboard. Mas esta medalha tem algo de especial... tem como base a história do bodyboard e surf na Ericeira enquanto desporto organizado, abandonando de vez a ideia de actividade exclusiva de drogados. Então reza a história... Finais dos anos 80/ princípios dos anos 90, havia já um considerável número de praticantes de surf e bodyboard no ano inteiro (verão/Inverno), e começa a tomar forma a Federação portuguesa de Surf, e começam a surgir os clubes, dividiu-se o país em três regiões, Norte (não me lembro das localidades); Centro (Ericeira, Peniche, Figueira da Foz) e Sul (Caparica, e vários clubes da linha). Na Ericeira o surf/bodyboard teve no Clube Naval da Ericeira a sua primeira representação, tendo na altura o Zé Inglês, o Paulo Xavier e o Luís Reis (são os que me recordo) arranjado esta associação para tornar oficial o que viria mais tarde a ser o Ericeira Surf Clube.

Recordo-me perfeitamente do primeiro campeonato do clube, na praia do Norte (Algodio) com um metro sem vento nos Marialvas, tendo o evento cobertura da rádio (RCM). Esta medalha foi conseguida nesse campeonato.

Mais tarde depois do ranking estabelecido e feita a equipe que representaria o C.N.E. disputámos o campeonato regional com a Figueira da Foz com três atletas jagozes na final de Bodyboard a conseguir os três primeiros lugares, Miguel Varela, Ricardo Varela e eu, respectivamente. A TShirt era o prémio.


Não me lembro de ter havido uma final nacional... posso estar a confundir mas creio que e referida final foi anulada por falta de condições e era para ter sido na praia do Guincho.

Este foi sem dúvida um dos passos mais importantes do surf/bodyboard na Ericeira.

4 comments:

Rui said...

Bonito Post. É bom recordar os primórdios da evolução deste desporto e ver onde ele se encontra hoje em dia. Lembro-me de uma reunião no clube naval da ericeira porque havia um gajo da costa que queria fazer parte do nosso clube (penso que era o João Antunes) e estava muita gente contra essa pretensão. Vai daí fez-se uma Assemblei Geral para discutir essa situação. Sinceramente não me lembro do reultado que daí veio.

Abraços

Nani said...

Lembro-me bem dessa votação...
Não foi aceite no clube. Fui muito criticado nessa reunião, porque fui uma doas vozes activas contra a inclusão do João Antunes e do Jorge Theriaga. Achei e continuo a achar que uma equipa surf / bodyboard que estava a começar, deveria usar prata da casa, sendo esta boa ou má... ao criar um precedente no C.N.E. estariamos a abrir a porta a todos os que não conseguissem entrar nos respectivos clubes.
As criticas deviam-se ao meu suposto medo do Jorge Theriaga, e vinham maioritariamente de pessoal fora da Ericeira.

HEM said...
This comment has been removed by a blog administrator.
HEM said...

Excelente post, sem sombra de qualquer dúvida. Realmente trata-se de uma pérola do B.B.e Surf Jagoz e nacional (porque não dizê-lo?).

Dá mesmo que pensar, o que era e o que se tornou; de facto, devem existir muitos sócios do E.S.C. que desconhecem de todo os primórdios do seu clube.

Em suma, fica aqui parte do testemunho.