Quem disse que aos domingos não há surf?


Pois é... desta vez houve... mau, é certo, mas houve.
Fui ver o mar, eram 10H00 e vi umas boas ondas e quse ninguém dentro de água.
Entrei lá pra dentro e depressa descobri porque não havia crowd... as ondas não tinham força.
Mais tarde, entrou o Tiago Milo, e passado um pouco entrou um puto... tinha chegado a minha hora.

Off Topic

Sim... reconheço que este post fica fora de todo o espírito do blog. Como estou atento ás novas sonoridades que andam por esse mundo fora vi isto e lembrei-me dessa onda que fica na praia do Sul, que é o Cú de Galo.

Este f.d.s. (15-16-VII-2006)



Finalmente deu para fazer um surfzito.

Acordei e fui para o ponto de vigia (S.S.) pelas 08h30m. Já se fazia sentir um calor brutal.
O mar estava direitinho e com um tamanhito consistente. Depois de ter estado à conversa com o Sales, o Gordo e o Caricas decidi ir comer o pequeno almoço na Narcibel e dar o toque ao Nani para a surfada.
Quando entramos para surfar, o mar já não estava tão bom, parecia que tinha caído e as condições pioraram (mas, apesar de tudo, não estava mau). Eu é que estava mal, deu para perceber o quão em baixo de forma estava, pois a simples remada para o pico deixava-me a deitar os bofes para fora, ainda por cima não estava a atinar como o "dropknee".

Depois, fui almoçar ao Bucalino, comer o famoso “entrecôte de Paris” – como é obvio fiquei completamente cheio e a pedir uma sesta. Foi o que fiz, mas quando tinha acabado de deitar a cabeça na almofada para a providencial sesta, telefona o Nani a picar para ir surfar para "picos". Claro que disse que naquelas condições, por muito boa vontade minha, não o conseguia fazer, pois tinha que passar pelas brasas, nem que fosse 15 ou 30 minutos.

Passados os 30 minutos lá apareceu o Nani, com a pica toda, para a segunda surfada. Fomos para os "secrets", mas a maré já estava muito cheia.

Ao regressar para Eri, decidimos passar pelo "Sonazol" (depois de cerca de 10 anos sem lá ir). Aí vimos duas direitas a partir tubular, pelo que nem pensamos mais: fomos logo lá para dentro.
Depois da remada, vimos que haviam poucas ondas, mas as que entravam, tinham uma óptima formação – normalmente, no pico ela não forma muito e a parede levanta bastante, parecendo que vai fechar toda, mas depois do "take off", ela ganha forma e fica muito longa, com várias secções.
Apesar de não termos muito prática em direitas lá apanhamos umas quantas. Eu, no início, à cautela, andava em "prone", mas com a minha prancha aquilo não dá gozo nenhum. Depois lá arrisquei o "dropknee" (em backside) e ainda deu para curtir bastante, apesar de tremer muito nas pernas e ainda me ter cortado a alguns sets (o que foi muito mau, pois aquilo parecia mesmo que ia fechar tudo, mas depois deu para ver que elas partiram muito direitinhas).
No fim, ainda apareceu um surfista local, com o qual ainda conversamos.

Enfim, duas surfadas num só dia, para estes ossos não está nada mal.

Para finalizar, no Domingo foi o bezerro total e todo dorido do corpo, sem fazer nenhum até às 17h30, altura em que peguei na bike e fui andar com o Prof. (fazendo um trajecto em direcção a Fonte Boa, Santo Isidoro, Ribamar, Coxos, Reef e S.S.).

O Gus ainda me ligou para ir jantar com o pessoal, mas já estava de regresso e não pude ir (mas isto aqui já é matéria para outro post por parte dos intervenientes).

Uma medalha... uma História

Encontrei no outro dia a minha primeira (e única) medalha ganha no bodyboard. Mas esta medalha tem algo de especial... tem como base a história do bodyboard e surf na Ericeira enquanto desporto organizado, abandonando de vez a ideia de actividade exclusiva de drogados. Então reza a história... Finais dos anos 80/ princípios dos anos 90, havia já um considerável número de praticantes de surf e bodyboard no ano inteiro (verão/Inverno), e começa a tomar forma a Federação portuguesa de Surf, e começam a surgir os clubes, dividiu-se o país em três regiões, Norte (não me lembro das localidades); Centro (Ericeira, Peniche, Figueira da Foz) e Sul (Caparica, e vários clubes da linha). Na Ericeira o surf/bodyboard teve no Clube Naval da Ericeira a sua primeira representação, tendo na altura o Zé Inglês, o Paulo Xavier e o Luís Reis (são os que me recordo) arranjado esta associação para tornar oficial o que viria mais tarde a ser o Ericeira Surf Clube.

Recordo-me perfeitamente do primeiro campeonato do clube, na praia do Norte (Algodio) com um metro sem vento nos Marialvas, tendo o evento cobertura da rádio (RCM). Esta medalha foi conseguida nesse campeonato.

Mais tarde depois do ranking estabelecido e feita a equipe que representaria o C.N.E. disputámos o campeonato regional com a Figueira da Foz com três atletas jagozes na final de Bodyboard a conseguir os três primeiros lugares, Miguel Varela, Ricardo Varela e eu, respectivamente. A TShirt era o prémio.


Não me lembro de ter havido uma final nacional... posso estar a confundir mas creio que e referida final foi anulada por falta de condições e era para ter sido na praia do Guincho.

Este foi sem dúvida um dos passos mais importantes do surf/bodyboard na Ericeira.

Mais uma moeda... mais uma volta.


Ora chega o fim de semana... e lá temos o flat e a nortada.
Acho que são os três inseparáveis. Fim de semana, nortada e flat.
Assim fica o feit0 o surf report deste fim de semana, que se podia ter chamado de vira o disco e toca o mesmo.
Haja paciência.